O Curso de Formação da Usina Dizer chega ao 21º módulo abordando o tema da fobia a partir do texto de Freud, “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”.
Na época da publicação desse caso, a história do garotinho analisado através de uma dubla escuta - o pai e o psicanalista - provoca grande burburinho e levanta muitas questões. Pouco tempo depois, o caso Hans torna-se um precursor da psicanálise infantil, tornando-se a pedra fundamental dos trabalhos de Melanie Klein e Ana Freud, entre outros. Debruçados sobre esse material, ao mesmo tempo clínico e histórico, nosso objetivo é sublinhar os diversos movimentos conceitos que o referido caso proporcionou a Freud: histeria de angústia, complexo de Édipo, identificação, recalque, transferência e sublimação.
Bibliografia:
FREUD, Sigmund, Análise de uma fobia em um menino de cinco anos - 1909, Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. X, Rio de Janeiro: Imago, 1989.
_______________, A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade - 1923, Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XIX, Rio de Janeiro: Imago, 1989.
LACAN, Jacques, “A Estrutura dos Mitos na Observação da Fobia do Pequeno Hans”, in: Seminário livro 4, a relação de objeto, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário