Encarnação da subjetividade/
Subjetivação da carne:
notas sobre a
alteridade e o corpo
Universidade de Brasília.
A psicanálise nasce com a clínica da histeria, que deixa seus
vestígios sobre a metapsicologia constituída posteriormente por Freud e seus
sucessores. Um dos legados que essa clínica oferece à psicanálise diz respeito
à presença marcante e irredutível do corpo – corpo que ganha, com o
pensamento freudiano, um novo estatuto.
Freud não elabora deliberadamente uma teoria sobre o corpo, mas
este se mostra como ponto de nó entre os conceitos, o que lhe confere um
caráter de articulação que acaba por relativizar sua substancialidade,
referindo-se a uma carne que transborda de sentido. Entre corpo e
psiquismo, entre corpo e processos de subjetivação, há uma estreita
articulação, como a clínica da histeria veio ensinar.
Institui-se assim uma via de mão dupla entre corpo e
subjetividade, no sentido de que aquilo que é da ordem da subjetividade produz
suas incidências sobre o corpo, assim como aquilo que confere materialidade ao
corpo oferece questões para o sujeito. A psicanálise trata de um corpo que só pode ser apreendido como
subjetivado e de uma subjetividade que é sempre encarnada, que se constitui
tendo como ancoragem o corpo.
Mas como se dá essa constituição do corpo e da subjetividade em
relação? Assim como a subjetividade vai se estruturando em um processo, o
corpo também não se encontra constituído desde a origem; ele se situa em um
percurso que teria como pontos extremos o corpo biológico e o corpo simbólico.
O presente artigo se propõe a pensar o processo de constituição da
subjetividade atrelado à constituição do corpo, a partir dos encontros com a
alteridade, entendida como motor e condição para que isso ocorra.2 Os processos de encarnação da
subjetividade e de subjetivação da carne ocorrem, como veremos a seguir, principalmente
a partir dos efeitos dos embates traumáticos com o outro.
Esta hipótese será aqui desenvolvida em uma construção
metodológica triádica: à teoria psicanalítica se entrelaçarão fragmentos de um
caso clínico e reflexões sobre a obra Anatomie
de l’image, de Hans Bellmer (1967), em uma proposta de aproximação entre
arte e psicanálise que reconhece haver entre estes termos certamente um “hiato,
uma impossibilidade de conjunção (...), mas este encontro manco, justamente por
fracassar, deixa nos dois campos profundas marcas, incitando-os a transformações
e criações, em um jogo de influências mútuas” (Rivera, 2002, p. 22). Assim,
serão explorados os elementos resultantes dessa interpenetração entre arte e psicanálise, a fim de
trabalhar as questões que uma produção cultural, assim como o trabalho clínico,
colocam à teorização psicanalítica sobre o corpo. Ressaltamos ainda que, em
função das particularidades do caso, será abordada a articulação entre
subjetividade e corporeidade, a partir do outro, em uma relação mediada pelo
toque.
A imagem morta de uma coisa viva – notas sobre um caso clínico
O caso a ser relatado ocorreu na UTI Neonatal de um hospital
público e inseriu-se em um projeto que visa à intervenção na relação
mãe-bebê, em uma visão psicanalítica. É importante ressaltar que este caso
foi o motor para a reflexão que se empreende neste trabalho, e ele adquire seus
contornos a partir de uma imagem que se destaca em meio a seu contexto: a
imagem do corpo de um bebê, na primeira vez em que o vimos.
O semiólogo e ensaísta Roland Barthes (1984), no livro A
câmara clara: nota sobre a fotografia, afirma que “se a fotografia se torna
então horrível, é porque ela certifica que o cadáver está vivo, enquanto
cadáver: é a imagem viva de uma coisa morta” (p. 118, grifos
nossos).3 Retomamos
no título desta seção tal frase de Barthes às avessas, a fim de anunciar a
descrição da imagem de um corpo que, apesar de vivo, denunciava a morte. A
imagem a que nos referimos não era fotográfica, mas se aproximava desse
registro por se apresentar como ele: estática, pontual, imutável.
Tratava-se de um recém-nascido imóvel, paralisado por faixas,
gessos e panos que recobriam todo seu corpo, permitindo que apenas o rosto
fosse passível de observação. Este, apesar de não apresentar nenhuma contenção
mecânica, encontrava-se não menos congelado, visto que a expressão facial
mantinha-se constante, distante e indiferente. Os olhos permaneciam por longos
períodos fixos em um ponto posterior da cabeça, e não acompanhavam pessoas e
objetos que se colocassem em sua direção. A pele parecia sem vida, pálida,
“plastificada”, e ao nariz prendia-se um respirador artificial. O quadro geral
que a visão desse bebê apresentava era de uma estranha conjugação entre vida e
morte, em uma imagem morta de um corpo vivo.
O bebê, que chamaremos de Pedro, possuía apenas três dias de vida
quando o conhecemos. Encontrava-se em uma UTI Neonatal, pois após seu
nascimento detectou-se que ele sofria de uma doença denominada osteogênese
imperfeita, que provoca o enfraquecimento dos ossos. Vários deles haviam
sido fraturados no útero materno e no parto (que foi normal, pois no pré-natal
nada de errado havia sido diagnosticado). Ele sentia muitas dores e reagia à
presença de outras pessoas apenas quando tocado e manipulado, chorando
intensamente.
Após aproximadamente uma semana Pedro recebeu alta da UTI e foi
transferido para a enfermaria, para ficar ao lado de sua mãe. Seu olhar
permanecia fixo em direção ao teto e os estímulos externos continuavam a não
provocar nenhuma reação visível, a não ser que fossem dolorosos. Ele era
manipulado de maneira cuidadosa e limitada, e sua transferência de um local
para outro dava-se por meio de um travesseiro, sobre o qual ele permanecia todo
o tempo deitado. Este tinha a função de propiciar uma base relativamente
sólida, que impedia que seu corpo se dobrasse, ou seja, funcionava de modo
semelhante a um continente, na acepção que Esther Bick (1968), no artigo “A
experiência da pele nas primeiras relações objetais”, atribui a esse termo,
definindo-o como um objeto capaz de conter partes do corpo, em uma espécie de
limitação periférica.
Sua mãe mostrava-se apática e melancólica, e inicialmente dizia
ter medo de tocar o bebê e machucá-lo. Com o tempo os contatos foram aumentando
e ela passou a dirigir cada vez mais a palavra a Pedro. A amamentação, iniciada
na terceira semana de vida, pareceu estreitar o laço entre os dois, assim como
o banho e demais cuidados, que passaram a ser de total responsabilidade dela
aproximadamente a partir da quarta semana.
Observou-se ao longo do primeiro mês de vida, após a
intensificação desses contatos, que Pedro passou a fixar o olhar em objetos que
lhe eram mostrados, inicialmente de maneira fugidia, e a olhar de relance para
as pessoas que lhe dirigiam a palavra. Ao completar um mês e meio de vida,
porém, ele já interagia com o ambiente como os outros bebês, e até fazia
“exigências” a sua mãe, chorando quando ela tirava do colo o travesseiro sobre
o qual ele se apoiava, e tranquilizando-se apenas quando ela o balançava
vagarosamente para cima e para baixo.
Na véspera de Natal, o hospital permitiu que Pedro e sua mãe
fossem passar quatro semanas com a família em sua cidade. Durante a viagem
surgiram na pele do bebê placas escuras e uma descamação que só poupava a face
e as palmas dos pés e das mãos. Em seu retorno ao hospital tais sintomas
levaram ao diagnóstico provisório de dermatite atópica de contato, que provoca
coceira, febre e irritação. Isto determinou uma nova limitação de seu contato
corporal com as pessoas. Chama a atenção o aparecimento dessa doença justamente
no momento em que Pedro amplia sua rede de relações e passa a ser colocado no
colo em contato pele a pele, sem o travesseiro que antes o apoiava.
Ao final do terceiro mês de vida, quando seu quadro se estabiliza,
Pedro obtém alta do hospital, a fim de evitar possíveis infecções hospitalares,
e com a condição de que voltasse assim que fossem captados os recursos
necessários para tratar a osteogênese imperfeita. Este foi o último contato que
tivemos com ele e sua mãe.
Este caso coloca importantes questões a respeito do corpo, suas
articulações com o processo de subjetivação e com a alteridade. A importância do toque
como contato privilegiado com o outro aparece aí em toda sua amplitude.
Nota-se, por outro lado, que nos primeiros dias de vida desse bebê, ele se
encontrava em uma situação em que não só o toque, mas também as outras formas
de acesso ao outro estavam impedidos, visto que na UTI raramente alguém se
dirigia a ele, a não ser para efetuar os cuidados necessários a sua
sobrevivência. Além disso, ele se alimentava por meio de sonda, respirava
artificialmente e não era retirado da incubadora. Assim, nos cuidados
recebidos, o outro não se apresentava para ele de forma efetiva, o que
possivelmente determinou seu alheamento inicial.
A imagem da anatomia
A imagem do corpo do bebê ocupará aqui um lugar privilegiado. Ela
se impôs diante de nós à maneira das fotografias que Barthes descreve como
possuindo um punctum: aquilo que “parte da cena, como uma flecha, e
vem me transpassar (...). O punctum de uma foto é esse acaso
que, nela, me punge (mas também me mortifica, me fere)” (1984, p. 46). É
possível dizer que algo na visão do bebê nos olhou, trespassou, trabalhou em
nós até esse furo poder ser minimamente elaborado e significado a partir de uma
segunda imagem, vista algum tempo depois: a obra de Bellmer (1967), reproduzida
a seguir.
Figura 1: Anatomie de l’image, 1967
Citando o antropólogo Lévi-Strauss (1996), pode-se dizer que nessa
obra o artista apresenta uma “verdadeira anatomia mítica que corresponde, menos
à estrutura real dos órgãos, que a uma espécie de geografia afetiva,
identificando cada ponto de resistência e cada movimento impetuoso” (p. 225).4 Vemos
nessa tela a figuração de algo que sem dúvida é um corpo, mas um corpo que não
conserva sua silhueta usual, visto que se mostra fragmentado em partes que
parecem em alguns pontos se unir de forma estranha e surpreendente. Os
traços leves do desenho dão uma sensação de fragilidade do continente, do que o
mantém coeso, e de instabilidade desse corpo, que parece flexível em excesso,
enovelando-se em alguns pontos, como acima da cabeça, e tornando-se mais fluido
em outros, como nas linhas laterais que se desprendem do conjunto. Também se
destacam reentrâncias e dobras, dando uma sensação de impossibilidade de acesso
a essas partes, que se velam, resistem ao olhar.
Na imagem da anatomia na obra de Bellmer e no caso de Pedro,
destacam-se três pontos principais, que serão articulados tendo como
referências centrais as considerações da psicanálise acerca da sexualidade
infantil: os ossos, a pele e as dobras do corpo que, da maneira como
comparecem, apontam para as questões do toque e do outro.
No que se refere aos ossos, nota-se que o corpo na obra de Bellmer
parece ter sido fragmentado e então reconstituído, sendo o conjunto mantido por
uma estrutura pouco rígida e instável; isto remete à ideia de que se este corpo
ganhasse vida, ele se sustentaria por ossos com características singulares,
assim como os ossos do bebê, frágeis e quebradiços, materializando de forma radical
a noção de um corpo sem organização de conjunto, à qual o termo autoerotismo
faz alusão. Assim, o corpo dividido por ossos partidos funcionará como metáfora
e motor para que se teça considerações acerca do corpo na sexualidade infantil.
Nos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905),
Freud caracteriza a sexualidade infantil como auto-erótica, no sentido de
que a criança encontra satisfação em seu próprio corpo. As pulsões neste
registro são parciais, visto que se originam de partes isoladas do corpo e
encontram satisfação nessas mesmas regiões, não estando unificadas e dirigidas
para um único objeto, mas sim relacionadas às zonas erógenas. Isto alude à
noção anteriormente mencionada de um corpo sem unidade, e de um momento
anterior à constituição do eu.
Essas zonas erógenas seriam “os lugares do corpo que proporcionam
o prazer sexual” (Freud, 1910 [1909], p. 55). Todas as regiões do corpo teriam
a capacidade de ser erogeneizadas, inclusive os órgãos internos, apesar de
algumas partes do corpo serem especialmente propensas a isso, como as zonas
oral, anal e genital, dentre outras. Há uma estreita relação, como sabemos,
entre a eleição de certas zonas erógenas e as necessidades fisiológicas do
corpo, o que pode ser ilustrado pelo fato de que o prazer de chuchar encontra
seu apoio na alimentação, pela sucção do seio materno. No entanto, o apoio
fisiológico na determinação de uma zona erógena nem sempre se faz presente, e
muitas vezes uma região do corpo diferente das mais propensas à excitabilidade
se erogeneiza, o que leva ao questionamento acerca do que as determina. Em
relação a isso, Laplanche e Pontalis apontam o seguinte:
(...) Uma interpretação exclusivamente anátomo-fisiológica é
insuficiente para justificá-las (as zonas erógenas). Convém levar em
consideração o fato de constituírem, nas origens do desenvolvimento
psicossexual, os pontos de eleição das trocas com o meio (l’entourage)
e, ao mesmo tempo, de solicitarem o máximo de atenção, de cuidados e, portanto,
de excitações por parte da mãe (1997, p. 533).
Assim, pode-se pensar que a invasão do outro, por meio do
toque, dos cuidados maternos, constituiria as zonas erógenas e a “geografia
afetiva” à qual Lévi-Strauss (1996) fazia referência. Nota-se que esta
entrada do outro possui um caráter traumático, pois se caracteriza por “um
afluxo de excitações que é excessivo em relação à tolerância do sujeito e à sua
capacidade de dominar e elaborar psiquicamente estas excitações” (Laplanche
e Pontalis, 1997, p. 522). A Anatomie de l’image pode então ser
considerada como a representação de uma anatomia pulsional, de um corpo
desestabilizado e reconfigurado pelo atravessamento do outro, a afirmação da “proeminência
do corpo do desejo sobre o corpo natural” (Moraes, 2002, p. 69).5
É possível sintetizar esta proposta de articulação entre corpo
natural, alteridade e corpo do desejo na seguinte frase de Laplanche (1997): “a
clivagem de um plano propriamente sexual no biológico infantil só pode
conceber-se a partir da ação do outro” (p. 7). Esta ideia de que
pela sedução o outro faz furo no biológico, sexualizando o corpo, coloca a
constituição do corpo do bebê em questão, pois a osteogênese imperfeita transfere
as funções de sustentação do corpo e de proteção dos órgãos, do interior (dos
ossos), para o exterior (os gessos), criando assim uma crosta em torno da pele
de quase toda a superfície corporal, impedindo o acesso do outro. Assim, as
particularidades desse corpo oferecem questões à sua humanização, à entrada da
alteridade e ao processo de subjetivação desse bebê.
Estes aspectos remetem ao segundo ponto de aproximação entre a
obra e o caso clínico: a pele, considerada como local privilegiado de
contato, e envelope limítrofe entre o eu e o mundo, superfície corporal que
em Pedro vem acompanhada de próteses – inicialmente o gesso, depois o
travesseiro, peles secundárias que ajudam a conter o corpo fragmentado. Bellmer
desenha sobre a tela leves traços que constituem os contornos do corpo que ele
retrata. Se estabelecermos uma relação entre tela e corpo, pode-se pensar que
pelo toque o outro, à maneira do gesto do artista, inscreve marcas na pele,
configurando o corpo pulsional, conferindo a ele uma definição própria.
Os suaves rastros que Bellmer deixa na tela remetem ao corpo do
bebê, às falhas nas inscrições deste. O corpo interiormente em pedaços é
compensado por um invólucro maciço que impede que se imprimam cicatrizes na
pele, restos resultantes do toque excessivo do outro. Na lógica que estamos
desenvolvendo, um corpo imaculado é um corpo dessexualizado, resguardado do
contato constituinte do outro; um corpo que, apesar de vivo, apresenta-se morto,
no paradoxo que a imagem anteriormente descrita do bebê coloca em cena.
Observa-se também que os traços do artista oferecem ao corpo um
continente fluido, sem limites definidos entre o interno e o externo, o dentro
e o fora, talvez pelo fato desse limite ser realmente instável, visto que o corpo
pulsional constitui-se a partir da “ação do outro”, que incide em um envelope
repleto de furos, em uma pele com passagens em aberto entre o eu e o mundo,
o que ressoa na seguinte afirmação de Paola Mieli (2002):
A troca entre mãe e filho faz do corpo, de seus órgãos, do
envelope que é a pele, de suas bordas que separam e religam exterior e
interior, o local de uma excitação erógena que traça o mapa da sexualidade
infantil. Esse mapa permite, em um momento no qual a imagem subjetiva do corpo
só se constitui a partir de uma troca com o outro, estabilizar um narcisismo
essencial à sobrevivência (p. 2).
Assim, pode-se considerar a pele como este local privilegiado de
trocas, como a “zona erógena por excelência” (Freud, 1905, p. 160), assim como
a camada continente e protetora do corpo, o envelope que, apesar de perfurado,
oferece a ele algum limite. Anzieu (1989) aponta que a partir desse envelope
corporal origina-se o envelope psíquico: o eu, o que remete à articulação
estreita entre constituição do corpo e processos de subjetivação.
Freud, em O eu e o isso (1923), estabelece de
maneira inequívoca tal relação entre a constituição do eu e a superfície do
corpo, ao afirmar que “o eu é, primeiro e acima de tudo, um eu corporal”
(p. 39), complementando, em uma nota de rodapé: “o eu, em última análise,
deriva das sensações corporais, principalmente das que se originam da
superfície do corpo” (p. 39). Estas citações permitem que se estabeleça uma
relação entre as particularidades do corpo do bebê e sua constituição psíquica,
visto que podemos pensar que a não entrada efetiva do outro, diante dos
limites desse corpo, engendrou uma situação na qual o bebê mantinha-se em um
estado de isolamento, de distanciamento do mundo. Isso foi mudando a partir
do momento em que a superfície corporal foi sendo maculada pelo outro, por meio
da amamentação e dos toques, que foram se tornando mais frequentes nas regiões
acessíveis, como o rosto.
As dobras do corpo e as zonas mortas
Em Anatomie de l’image tem-se a sensação de que
em um só gesto o artista deu contornos ao corpo, deixando o traço mais fluido
em algumas regiões e enovelando-o em outras, produzindo assim formas repletas
de dobras, nós que se desfazem e se refazem em outros planos. Talvez como
consequência dessa impressão esse corpo mostra-se inacessível em certas zonas,
ocultando, velando algo que permanece desconhecido ao outro. São zonas de
obscuridade, como a que se apresenta na parte superior da cabeça, que em um
primeiro olhar parece revelar claramente os pés e um esboço de pernas, mas apresenta
também traços que sustentam uma estranheza que pode ser atribuída não só à
localização nada usual dos membros, mas à figuração de algo indizível,
inominável, inacessível, porém localizado no próprio corpo.
Tais dobras do corpo parecem desenhar uma resistência intrínseca
do corpo pulsional ao outro. Em Pedro, poderíamos pensar que não é apenas o
outro que não comparece efetivamente, seduzindo o corpo do bebê, mas o próprio
corpo se mostraria, em alguma medida, irredutível ao outro, em função da delimitação,
em seu mapa pulsional, de zonas de inacessibilidade.
Se o corpo é todo passível de erogeneização, não poderia ele, em
configurações particulares, constituir zonas erógenas às avessas, locais de
resistência à excitação do outro?
O escritor e ensaísta francês Maurice Blanchot (1987, p. 260), em
sua reflexão sobre o imaginário, sugere que “o cadáver é a sua própria imagem”,
é a própria semelhança de si mesmo, a qual o ser vivo não possui, pois ele
sempre se assemelharia a outrem ou a outra coisa. Somente o corpo morto é
puro corpo – que não remete a um sentido, mas se reduz à carne. As zonas do
corpo inacessíveis ao outro conservariam, em nossa proposta, algo desse puro
corpo, aproximando-se do registro anatômico, ou seja, situando-se como zonas
mortas inscritas no corpo. Essa relação entre corpo e morte, quando a
alteridade se faz ausente, remete mais uma vez à imagem do bebê em seus
primeiros dias de vida: imagem morta de um corpo vivo.
Essas zonas mortas, por portarem uma materialidade crua que impede
a nomeação, a atribuição de sentido, apresentam uma dimensão de estranheza, de
ruptura com a subjetividade, lembrando que no corpo inscreve-se a divisão do
eu: o corpo é um outro, um outro que se distancia do sujeito, que apresenta
alguma autonomia em relação a este e funciona à sua revelia. Sobre esta questão,
Serge André (1988, p. 235) afirma que “não falamos o sujeito é um corpo, mas
sim que ele tem um corpo”. Ele prossegue:
O corpo real subsiste, de certo, mas devemos render-nos à
evidência: não estamos verdadeiramente dentro. Na maioria das vezes,
pelo contrário, nós nos batemos com esse real do corpo como se fosse um muro
exterior e impenetrável: chocamo-nos com um obstáculo, ferimo-nos, caímos,
descobrimos, através de um exame, a existência de uma doença insuspeitada
etc. Só esses encontros pontuais nos revelam que nosso corpo é também um
organismo estranho à ideia que temos dele (p. 235).
É a esse organismo estranho, ao aspecto real que subsiste no
corpo, que não é atravessado pelo imaginário e pelo simbólico, que as zonas
mortas no corpo vêm aludir, sob a metáfora das dobras do corpo. No caso de
Pedro, esta metáfora das dobras pode ser transportada para quase toda a
superfície do corpo, em referência à dermatite atópica de contato, visto que
depois de retiradas as barreiras artificiais que se colocavam entre ele e o
outro, como o gesso e o travesseiro, o corpo desenvolveu uma defesa natural,
uma segunda pele formada por crostas escuras, que se constituíam e descamavam
sucessivamente, provocando dor, coceira, irritação, e impedindo novamente o
toque do outro.
Consideramos anteriormente as zonas erógenas como os locais de
origem e satisfação das pulsões parciais, estando assim vinculadas à
sexualidade humana, aos prazeres que transcendem o aplacamento das necessidades
fisiológicas do corpo. Desta forma, entende-se que as zonas erógenas
situam-se sob a regência das pulsões de vida, também chamadas por Freud de
Eros, a força que abrange o que é da ordem do sexual. Então, se as zonas
erógenas correspondem às pulsões de vida, a que corresponderiam as zonas
mortas? Freud (1920), em Além do princípio de prazer, caracteriza
as pulsões de vida pela sua tendência à conservação, ligação, constituição de
unidades cada vez maiores, inclusive entre o ser humano e o mundo que lhe
oferece estimulações. Se estamos concebendo as zonas mortas como locais do
corpo marcados pela resistência, pelo desligamento em relação ao outro, é
possível traçar uma correspondência entre estas regiões e as pulsões de morte,
situando-as ao lado daquilo que tende à repetição, à desagregação, à redução
completa das tensões, o que justificaria o impedimento que essas zonas impõem à
excitabilidade proveniente do campo do outro.
As crostas que se constituíam repetidamente no corpo de Pedro
poderiam ser entendidas não como um sintoma definido como substituto da vida
sexual, e desta forma regido pelo princípio de prazer, mas sim como um
sintoma que se situa sob o primado da pulsão de morte, inscrevendo no corpo uma
ausência radical do outro. Freud (1925 [1924]), em Uma nota sobre o
bloco mágico, oferece uma pista para pensarmos no modo como essa inscrição
da ausência pode se efetuar. Ele propõe uma analogia entre o Bloco Mágico e
o aparelho perceptual, visto que ambos apresentam uma capacidade de recepção
ilimitada, deixam traços indeléveis e possuem uma espécie de filtro protetor
contra estímulos. Assim, do mesmo modo como escrevemos no Bloco Mágico, os
estímulos provenientes do exterior chegam ao aparelho perceptual, rompendo o
escudo protetor, atingindo a superfície receptora de estímulos situada por trás
dele – e denominada sistema Pcpt.-Cs. –, e deixando traços
permanentes no inconsciente. Porém, essa percepção não se faz de forma
completamente passiva pois, conforme Freud aponta ao final do artigo, catexias
são enviadas do interior para o sistema Pcpt.-Cs., e catexizado
esse sistema é capaz de receber a excitação e transmiti-la para o inconsciente.
Quando a catexia é retirada, “o funcionamento do sistema se detém. É como se o
inconsciente estendesse sensores (...) e rapidamente os retirasse assim que
tivessem classificado as excitações dele provenientes” (p. 259). Ele prossegue:
Se imaginarmos uma das mãos escrevendo sobre a superfície do Bloco
Mágico, enquanto a outra eleva periodicamente sua folha de cobertura da prancha
de cera, teremos uma representação concreta do modo pelo qual tentei
representar o funcionamento do aparelho perceptual da mente (p. 259).
Desta forma, poderíamos pensar nas zonas mortas como a interrupção
desse investimento de energia do interior para o exterior, impedindo a recepção
da excitação. As crostas no corpo de Pedro seriam entendidas como inscrições
desse apagamento, atualizando uma relação estreita entre corpo e
inconsciente. Assim, do mesmo modo que as zonas erógenas corresponderiam ao
efeito da sedução por parte do outro, as zonas mortas fariam referência à
inscrição da ausência no campo do outro.
O bebê nos ensina que se a alteridade é condição para a
constituição articulada da subjetividade e do corpo, o outro nunca comparece aí
de forma total e definitiva. Esse jogo de presença e ausência configuraria um
corpo que se perturba pela ação do outro, mas que não se deixa apreender por
inteiro, apresentando pontos de resistência ilustrados pelas dobras do corpo.
Comentando a obra do artista Cy Twombly, Roland Barthes (1990), no
livro O óbvio e o obtuso, dá também a dimensão dessa ruptura da
qual o corpo é o lugar: “meu corpo nunca será o teu. Desta fatalidade – em
que se resume uma certa infelicidade humana – só uma possibilidade de escape: a
sedução: que meu corpo seduza, transporte ou perturbe outro corpo” (p.
155). Entender o corpo como um mapa de zonas mortas mostra uma nova
possibilidade de escape para essa fatalidade, a qual nos remete ao paradoxo que
atingimos em nossa reflexão: o de um corpo que conjuga as noções de sedução,
transporte, perturbação, e ausência, fixação, inacessibilidade, delineando
assim um corpo pulsional que conserva uma materialidade que lhe é própria, tão
própria a ponto de se tornar um estranho para o próprio sujeito. “Meu
corpo”, como dizia Barthes, “nunca será o teu”. Mas meu corpo nunca será,
tampouco, totalmente meu.
Referências Bibliográficas
ANDRÉ, S. (1988). O
que quer uma mulher? Rio de
Janeiro: Jorge Zahar.
ANZIEU, D. (1989). O
eu-pele. São Paulo: Casa do Psicólogo.
BARTHES, R. (1984). A
câmara clara. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
________. (1990). O
óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira.
BELLMER, H. (1967). http://www.ai.wakwak.com/~imustak/gallery/67.htm.
(Consultado em 06/07/03).
BICK, E. (1968). A experiência da pele nas primeiras relações
objetais. Int. J. Psycho-Anal.
49: 484-486.
BLANCHOT, M. (1987). O
espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco.
FREUD, S. (1905/1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.
In: ___. Obras completas.
Rio de Janeiro: Imago. vol. VII.
________. (1910[1909]/1996). Cinco lições de psicanálise. In: ___. Obras completas. Rio de
Janeiro: Imago. vol. XI.
________. (1920/1996). Além do princípio de prazer. In: ___. Obras completas. Rio de
Janeiro: Imago. vol. XVIII.
________. (1923/1996). O eu e o isso. In: ___. Obras completas. Rio de
Janeiro: Imago. vol. XIX.
________. (1925 [1924]/1996). Uma nota sobre o bloco mágico. In:
___. Obras completas. Rio
de Janeiro: Imago. vol. XIX.
LAPLANCHE, J. (1997). Freud
e a sexualidade: o desvio biologizante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LAPLANCHE, J.; Pontalis, J-B. (1997). Vocabulário da psicanálise. 7.
ed. São Paulo: Martins Fontes.
LÉVI-STRAUSS, C. (1996). Antropologia
estrutural. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
MIELI, P. (2002). Sobre
as manipulações irreversíveis do corpo. Rio de Janeiro: Contracapa/ Corpo
Freudiano.
MORAES, E.R. (2002). O
corpo impossível. São Paulo: Fapesp/ Iluminuras.
RIVERA, T. (2002). Arte
e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Col. Passoa-Passo).
Notas
I Mestre em Psicologia pela UnB.
II Psicanalista; Professora da UnB.
1 A investigação que deu origem a este artigo contou com o apoio do CNPq e da CAPES, sob a forma de uma bolsa de produtividade em pesquisa e de uma bolsa de mestrado, respectivamente.
2 Não adotamos neste trabalho nenhuma definição prévia do termo alteridade, mas a consideramos de forma ampla como “a relação com o outro”. Visamos com isso colocá-la em questão, trabalhá-la no sentido forte do termo, configurando facetas da alteridade a partir de sua articulação com a subjetividade e o corpo. Pela mesma razão não utilizaremos a pertinente distinção lacaniana entre Outro e outro, deixando que a cada ocorrência do outro se recoloquem questões referentes à posição que ele assume frente ao sujeito.
3 Esta afirmação de Barthes inscreve-se em sua exposição sobre a confusão entre o real e o vivo que a fotografia encena, no sentido de que se o objeto foi fotografado, ele existiu e esta condição acaba por remeter o espectador à sensação de que o objeto está vivo, o que a fotografia de cadáveres põe em questão.
4 Esta passagem foi retirada do texto A eficácia simbólica, no qual Lévi-Strauss apresenta um ritual praticado por uma tribo indígena do Panamá. Consiste em um longo canto, conduzido por um xamã, com o objetivo auxiliar em um parto complicado. A idéia central é que Muu, a “potência responsável pela formação do feto” (p. 216), extrapolou suas funções e se apoderou da alma da parturiente. Em função disso, o xamã e seus assistentes percorrem um itinerário que vai da vagina ao útero, morada de Muu, em busca da alma perdida. É à caracterização desse percurso que a citação transcrita se refere.
5 Eliane Robert Moraes faz este comentário em referência às obras de Bellmer e aos surrealistas de modo geral.
II Psicanalista; Professora da UnB.
1 A investigação que deu origem a este artigo contou com o apoio do CNPq e da CAPES, sob a forma de uma bolsa de produtividade em pesquisa e de uma bolsa de mestrado, respectivamente.
2 Não adotamos neste trabalho nenhuma definição prévia do termo alteridade, mas a consideramos de forma ampla como “a relação com o outro”. Visamos com isso colocá-la em questão, trabalhá-la no sentido forte do termo, configurando facetas da alteridade a partir de sua articulação com a subjetividade e o corpo. Pela mesma razão não utilizaremos a pertinente distinção lacaniana entre Outro e outro, deixando que a cada ocorrência do outro se recoloquem questões referentes à posição que ele assume frente ao sujeito.
3 Esta afirmação de Barthes inscreve-se em sua exposição sobre a confusão entre o real e o vivo que a fotografia encena, no sentido de que se o objeto foi fotografado, ele existiu e esta condição acaba por remeter o espectador à sensação de que o objeto está vivo, o que a fotografia de cadáveres põe em questão.
4 Esta passagem foi retirada do texto A eficácia simbólica, no qual Lévi-Strauss apresenta um ritual praticado por uma tribo indígena do Panamá. Consiste em um longo canto, conduzido por um xamã, com o objetivo auxiliar em um parto complicado. A idéia central é que Muu, a “potência responsável pela formação do feto” (p. 216), extrapolou suas funções e se apoderou da alma da parturiente. Em função disso, o xamã e seus assistentes percorrem um itinerário que vai da vagina ao útero, morada de Muu, em busca da alma perdida. É à caracterização desse percurso que a citação transcrita se refere.
5 Eliane Robert Moraes faz este comentário em referência às obras de Bellmer e aos surrealistas de modo geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário