Postagens

Mostrando postagens de Março 18, 2007
CURSO DO PROFESSOR MARCOS NESTE SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA UFSC Curso: Estética e inestética no discurso filosófico Ministrante: Prof. Marcos Muller Dia: terça-feira: (Horário:das 13:30 às 16:30 horas); e-mail: mjmuller@cfh.ufsc.br
Objetivo do curso: Estabelecer uma leitura do texto “O olho e o espírito” de Maurice Merleau-Ponty à luz da proposta de constituição de um discurso inestético, tal como este foi concebido por Alain Badiou em seu “Pequeno manual de instética”.
Apresentação do curso: Alain Badiou, em seu “Pequeno manual de inestética” (2002), reconhece haver, entre a filosofia e a arte, uma espécie de “laço” que muito faz lembrar a cumplicidade que Lacan reconheceu haver entre o discurso do mestre e o discurso da histérica. Se, por um lado, é a partir da provocação histérica (“o que tens tu para me ensinar?”) que o mestre se põe a trabalhar, por outro, é a obstinação do mestre que faz da histérica uma cortesã. Da mesma forma, para Badiou, a arte é a encarnação de uma dúvida…
Imagem
A Aliança Francesa de Florianópolis convida para a conferência As palavras viajam, os homens emigram de Tahar Ben Jelloun. O escritor franco-marroquino autografará o seu último livro lançado no Brasil.O evento dá início ao curso de literatura, francófona e fancesa - A Flânerie Desvendada em Protótipos LIterários - Olhares e Travessias de Contrastes.
Este curso será regido por um dos membros deste grupo, querido amigo Daniel Felix. Dia: 22/3/2007 Local: Hotel Sofitel (Beira-Mar) Av. Rubes de Arruda Ramos, 2034 Horário: 19h Informações: (48) 3202.6100