Postagens

Mostrando postagens de Setembro 20, 2009

CONVITE

Imagem
Camerata Florianópolis Teatro Governador Pedro Ivo
27 de Setembro - Domingo 20H00 Sinfonia Concertante para Violino e Viola Concerto no. 4 para Piano e Orquestra Jeferson Della Rocca - Maestro Alberto Andrés Heller - Piano Walesca Sieczkowska - Violino Paolo Finott - Viola [Italia] Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (estudantes, idosos e Clube DC)
Quarta e Quinta Aula
Conforme Elizabeth Rudinesco, foi no convívio com Alexandre Koyré, Henry Corbin, Alexandre Kojève e Georges Bataille; que Lacan inicia-se na modernidade filosófica passando pela leitura de Husserl, Nietzsche, Hegel e Heidegger.
Entre 1933 e 1939, Alexandre Kojève, jovem filósofo russo, ministra um curso sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Influentes autores franceses de várias áreas disciplinares participam do Curso, entre eles: Raymond Quenau e André Breton – da literatura; Maurice Merleau-Ponty, Eric Weil, Raymond Aron e Pierre Klossowski – da filosofia; Roger Caillois – da antropologia; e Jacques Lacan.
A partir de então, a teoria e a clínica lacaniana serão fortemente influenciadas pela leitura do filósofo russo, e a teoria do filosofo alemão. Sendo que um dos conceitos que mais sofreram estas influências foi, por certo, o do desejo. Não há como falar na noção de desejo em Lacan sem passar pela parábola da “dialética do senhor e do escravo”.
Regina Ne…