terça-feira, março 11, 2014

CURSO



Encontros no Instituto de Psicologia da USP
 discutem pensamento de Lacan


O Seminário sobre a obra de Jacques Lacan, que desde 2001 se configura como espaço de estudo das ideias do psicanalista, busca neste ano examinar seu Seminário XII, sobre os "Problemas Cruciais para a Psicanálise" (1964-1965).

Os encontros são abertos ao público e gratuitos. Acontecem quinzenalmente, a partir 10 de abril, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Realizado pelo Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP, em conjunto com a Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, o Seminário propõe neste semestre a investigação da teoria da nominação, extraída da filosofia da linguagem de G. Frege à luz da topologia da prática psicanalítica.

O coordenador do projeto é Christian Lenz Dunker, psicanalista, professor livre-docente do Instituto de Psicologia da USP e Membro da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.

A inscrição no Seminário pode ser feita no primeiro dos encontros, e a programação detalhada de cada um deles pode ser conferida abaixo.


10 de abril: A Garrafa de Klein e a dialética entre demanda e desejo na análise
Seminário XII Problemas Cruciais da Psicanálise – aula XI (10 março 1965) Edição do Centro de Estudos Freudianos do Recife, 1988. Transcrição em Francês disponível em:http://staferla.free.fr/S12/S12.htm
24 de abril: O problema da naturalização do gozo em Lacan e nos pós-lacanianos
Conferência com Ricardo Goldenberg
08 de maio: “O Grito” mais além da imagem
Seminário XII Problemas Cruciais da Psicanálise – aula XII (17 março 1965)
15 de maio: Debate sobre o caso de “POOR (d) J’e-LI”  de Serge Leclaire
Seminário XII Problemas Cruciais da Psicanálise – aula XII (24 março 1965)
22 de maio: Os estóicos e a função de nominação
Seminário XII Problemas Cruciais da Psicanálise – aula XIV (07 de abril de 1965)
05 de junho: “Outra maneira de ler e traduzir Freud no Brasil”
Debate com Gilson Iannini e Pedro Heliodoro, editor e tradutor das novas “Obras (In) Completas de Sigmund Freud” (Editora Autêntica)

Seminário sobre a Obra de Jacques Lacan. Instituto de Psicologia da USP, Bloco de Aulas, sala 12. Quinzenalmente, das 12h30 às 14h. Gratuito. Mais informações: chrisdunker@usp.br ou 3887-0781.

FONTE: Site da Revista Mente e Cérebro


Nenhum comentário:

Jacques Lacan e a voz  Jacques-Alain Miller Jacques Lacan deu um lugar específico à voz na psicanálise. Voltarei...