sábado, dezembro 22, 2018

AGRADECIMENTOS







Estamos fechando mais um ano de trabalho do Grupo de Estudo de Arte, Filosofia e Psicanálise. Novas imagens veem compor nosso álbum de memórias. Imagens que, ano a ano, vão enriquecendo nossa narrativa iconográfica. No simples movimento de recordar, surge como sombras chinesas, a lembrança de diversos momentos de discussões acaloradas, mas, também, os momentos de concordâncias apaziguadoras. Daqueles momentos, quase arrebatadores, onde se dá a compreensão sensível de um conceito, uma ideia; que até então era só conhecimento cognitivo. 

Nosso maior orgulho é o de manter um núcleo atuante, durante tantos anos, como grupo de discussão presencial. A cada semana, durante duas ou três horas, nos encontramos para falar, escutar, apreender ou ensinar temas que circulam entre a psicanálise, a literatura e a arte. Nesses encontros, nada de tecnologia, nada de rede social, só o bom e velho hábito de estar participando de um diálogo aberto com os colegas. 

Do Grupo formado em 2006, participam, até esta data,  quatro membros: Lígia, Maria, Mara e Marcos. Meus sinceros agradecimento a esses três companheiros de jornada que ajudaram a manter esse espaço aberto, e, portanto, sempre em produção. A todos os outros membros: os que acabam de chegar, os que chegaram e logo se foram; os que desaparecem por um tempo e depois retornam, gostaria que soubessem que todos fazem parte das memórias desse espaço. Cada um, a seu modo, contribui, ou contribuiu, para existência do Grupo. Aproveito ainda este momento, para mandar um abraço especial aos que nos acompanham através do blog. Amigos que estão longe, que nunca encontramos, mas que se mantém conectados pelo significantes que balizam o Grupo.

Assim, com poucas palavras e muitas boas memórias, encerramos os trabalhos do ano de 2018. Renovamos os laços de amizade e desejamos a todos BOAS FESTAS.


Maria Holthausen



Nenhum comentário:

A CLÍNICA HOJE: OS NOVOS SINTOMAS

  (O) Curso Livre (da) Formação chega ao 23º Módulo abordando o tema   “A clínica hoje: Os novos sintomas” e acontece nos dias 01 e 02 de m...