CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
O 18º Módulo d'(o) Curso (da) Formação abordará o tema,
"Singularidades da Escuta do Adolescente".
Profa. Ms. Adriana Cândido da Silva
On-line: Plataforma Zoom
Presencial: Usina Dizer - Florianópolis-SC
Ementa: Frequentemente, o adolescente chega ao consultório a partir da demanda de um adulto: os pais, os avós, ou os professores. São estes que trazem uma queixa, uma configuração sintomática que os angústia. Para que possa ocorrer uma análise é preciso que o adolescente consiga formular uma questão própria que pode ou não coincidir com a queixa dos pais. Por conseguinte, o analista escuta o adolescente, pois é ele o sujeito em análise, mas nem por isso deixa de estar atento à fala dos pais. Escutá-los faz parte do manejo da transferência, na sustentação do trabalho analítico. A partir disso, este módulo iniciará com uma compreensão acerca da adolescência na visão freudiana para, então, adentrar em uma discussão sobre o contexto de oferta generalizada de gozo em que o jovem está inserido atualmente e como isto afeta o manejo na clínica psicanalítica com adolescentes.
Bibliografia:
BAUMAN, Z., Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
BRIMAN, J., Mal-estar na atualidade: A psicanálise e as novas formas de subjetivação, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CALLIGARES, C. A Adolescência, São Paulo: Publifolha, 2000.
FREUD, S., Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. VII, 1905 [1996], p. 117-297
_________, Algumas Reflexões Sobre a Psicologia Escolar. In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. XIII, 1914 [1996], p. 281-288
_________, A Vida Sexual dos Seres Humanos. . In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 309-321
NASIO,J.D. Como agir com um adolescente difícil? Um para pais e profissionais, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.
Comentários