Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2012

"Só um novo humanismo pode frear o niilismo", afirma Julia Kristeva

Imagem
"A necessidade de acreditar é uma necessidade pré-política e pré-religiosa, sobre a qual se apoia o desejo de saber. Reconhecendo a importância dessa necessidade, nós, ateus, podemos favorecer o diálogo entre crentes e não crentes, para combater, de um lado, o niilismo e de outro, o integralismo".
Linguista e psicanalista, ensaísta e romancista, Julia Kristeva, depois de "Il genio femminile" [O gênio feminino], a trilogia dedicada a Hannah Arendt, Melanie Klein e Colette, publicou "Bisogno di credere"[Necessidade de crer] (Ed. Donzelli), um texto em que, mesmo sem renunciar às suas convicções filhas do Iluminismo, confronta-se com o universo da fé. Um diálogo que atravessa também "Teresa mon amour. Santa Teresa d`Avila: l`estasi come un romanzo"(Ed. Donzelli), um livro entre romance e ensaio, que analisa a personalidade e os escritos da santa espanhola do século XVI. Justamente sobre Teresa D`Ávila, a estudiosa francesa falou nesta segunda-feira …
Os Programas de Pós-Graduação em Literatura e em História

convidam para a palestra

“MUDAR DE VIDA”
PRECISA DA ARTE ?
Resumo: Um ensaio de cartografia, mesmo breve, dos modos de solicitação dirigidos às práticas artísticas pelo imperativo ético-político “mudar de vida” envolve sempre uma reflexão sobre os vínculos históricos da arte, ou melhor, o tipo de eficácia da arte no tempo. A comunicação incide, de um modo particular, na complexidade controversa que carateriza o período entre-as-duas guerras.


ANTÓNIO PEDRO PITA
Professor catedrático da Faculdade de Letras
Universidade de Coimbra
Coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20


Dia: 21 de maio
Horário: 14h30
Local: Sala Machado de Assis – CCE 4 andar

CONVITE

Imagem