terça-feira, abril 19, 2022

LACAN E O ESTRUTURALISMO






APRESENTAÇÃO

Três são os elementos fundamentais que compõem a trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. A primeira é a mais importante e única estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos da prática, levando o analista a se perguntar “em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?”

DESCRIÇÃO

(o) Curso (da) Formação aqui proposto consiste numa série de encontros mensais em formato híbrido (simultaneamente virtual e presencial), de sete horas cada qual distribuídas nas sextas à noite e sábados pela manhã, nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. No total, serão 23 módulos, perfazendo um total de 161 horas.

OBJETIVO

Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento das principais configurações conceituais relativas às práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

DINÂMICA

A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater com os participantes os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.

A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso. A atividade disponibiliza a inscrição individual dos módulos (assim como desconto especial para estudantes) a ser encontrada em nosso site.

Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

COORDENAÇÃO:

Dra. Maria Holthausen

Psicanalista, Historiadora, Doutora em Literatura


LOCALIZAÇÃO:

www.usinadizer.com.br


MÓDULO IV

LACAN E O ESTRUTURALISMO:

o inconsciente como se uma linguagem


Prof.: Dr. Gustavo Capobianco Volaco

Data: 13 e 14 de MAIO 2022


Ementa: Se repete, muitas vezes ritornelicamente, que o inconsciente é, como Lacan preconiza, estruturado como uma linguagem. O que se esquece, contudo, é de nos dizerem que linguagem é essa – já que é uma e não a – e quais são, mesmo, seus efeitos sobre um psiquismo que, eis a questão, seria feito de palavras? Se significantes? De significados? De signos? De letras? E a função do analista, diante dessa linguagem, seria de   decifrador? De intérprete? De leitor? Ou de escriba? São essas questões que percorreremos sempre tendo como ponto de mira (o) CURSO (da) FORMAÇÃO.


Bibliografia:

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1989.

LACAN, Jacques. O Ato Psicanalítico. Porto Alegre: APOA, 2012.

ALLOUCH, Jean. Letra e Letra. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.


Nenhum comentário:

A CLÍNICA HOJE: OS NOVOS SINTOMAS

  (O) Curso Livre (da) Formação chega ao 23º Módulo abordando o tema   “A clínica hoje: Os novos sintomas” e acontece nos dias 01 e 02 de m...