quarta-feira, setembro 05, 2018

KATHERINE MANSFIELD - LITERATURA E PSICANÁLISE






GRUPO DE LEITURA



REUNIÃO: 24/10/2018
LOCAL: Sala do NIM - CFH/UFSC
HORÁRIO: 16H00



Escolhemos para leitura deste mês, o conto Felicidade de Katherine Mansfield. Uma mulher que viveu entre os séculos XIX e XX, cuja obra é pouco conhecida fora do meio acadêmico brasileiro. Nascida na Nova Zelândia, em 14 de Outubro de 1888, filha de pais ingleses, a jovem Katherine consegue, ainda adolescente, a autorização dos pais para ir estudar na Inglaterra. Neste país, passou a maior parte de sua curta existência: estudou, casou e escreveu toda sua obra. Morreu de tuberculose em Fontainebleau, no Sul da França, em 1923, aos 34 anos.  

Assumidamente bissexual, uma posição nada fácil de sustentar naquela época, a autora de Felicidade "ocupa lugar de destaque entre os escritores modernos que primam pela originalidade e subjetividade e, em seu caso, ficção e autobiografia constituem uma única e indivisível composição”.*

Felicidade - Bliss no original - escrito em 1918 e publicado em 1921, é um dos contos  mais famosos e estudados da autora, considerado como o conto que solidificou a sua carreira. Bliss é uma palavra da língua inglesa que não há correspondente para o português. Podendo ser traduzida por êxtase, felicidade, alegria ou beatitude. Na edição brasileiro, que hora temos a venda nas livrarias, “Felicidade" foi a palavra escolhida pelo tradutor. Nos anos 90, em sua aplaudida tradução, Ana Cristina Cesar escolheu a palavra “êxtase” para nomear o mesmo conto. 

Em Felicidade, Mansfield apresenta um dia na vida de Bertha Young. Retratada como uma típica mulher burguesa de 30 anos que, "de repente, é tomada por um sentimento de absoluta felicidade”. Este sentimento desperta em Bertha desejos absurdamente libertários, que irão contrastar com a sua imaturidade e ingenuidade diante dos impasses da vida cotidiana. 

O feminino, a bissexualidade, a infidelidade, os desejos e paixões são temas que nos provocam a falar a partir dessa leitura. 

Vamos nos encontrar para um diálogo aberto sobre esses temas, no dia 24 de Setembro às 16:00 horas na sala do NIM, CFH - UFSC. 



* Cesar, Ana Cristina, Escritos da Inglaterra, Ed. Brasiliense, 1988

Nenhum comentário:

A CLÍNICA HOJE: OS NOVOS SINTOMAS

  (O) Curso Livre (da) Formação chega ao 23º Módulo abordando o tema   “A clínica hoje: Os novos sintomas” e acontece nos dias 01 e 02 de m...