quarta-feira, setembro 26, 2018

Elena Ferrante: Literatura e Psicanálise







Elena Ferrante, autora do próximo livro que iremos trabalhar – A Filha Perdida –, é o pseudônimo de uma escritora italiana cuja identidade é mantida em segredo. É autora de um livro infantil “Uma Noite na Praia”, “A Amiga Genial”, “História do Novo Sobrenome” e “História de quem Vai e de quem Fica”, os três primeiros volumes da série napolitana que a consagrou como uma das mais importantes escritoras da atualidade.

Em suas poucas entrevistas, a romancista explica que optou pelo anonimato para poder escrever com liberdade, e também para que a recepção de seus livros não seja influenciada por uma imagem pública. Os temas recorrentes em suas obras são: a infância, a maternidade, o casamento, e as relações entre homens e mulheres.


Em “A Filha Perdida”, a personagem central é Leda, uma professora universitária de meia-idade com duas filhas criadas, e que decide passar as férias numa cidade litorânea no sul da Itália. O que deveria ser um merecido período de descanso se torna um intenso fluxo de memórias sobre as escolhas difíceis e pouco convencionais que Leda fez como mãe, e as consequências disso para ela e sua família.

Estão todos convidados a participar do encontro em que vamos discutir esta obra instigante e contemporânea! Até lá!


Isabela Karina S. K. do Valle



Nenhum comentário:

A CLÍNICA HOJE: OS NOVOS SINTOMAS

  (O) Curso Livre (da) Formação chega ao 23º Módulo abordando o tema   “A clínica hoje: Os novos sintomas” e acontece nos dias 01 e 02 de m...